terça-feira, 25 de outubro de 2011

Palestra sobre o Regime Militar(Tenente Morais e Andersom)



O Colégio Panorama,juntamente com alguns professores,organizou uma palestra,no dia 6 de outubro de 2011 às 08:00 hr,com os Tenentes Morais e Andersom defendendo o tema:Regime Militar no Brasil.Um tema que o tenente Morais nunca avia ministrado antes,mais,já avia ministrado várias outras palestras,com temas ligado às Forças Armadas.
O tenente Morais explicou um pouco sobre a Guerra Fria,o populismo e os presidentes populistas,até o ultimo mandato populista,o de João Goulart,que em 1964 sofreu um golpe militar(“não só foi um golpe de militares,mais também,dos governantes dos estados,a classe média ,que foi os verdadeiros causadores e influenciadores do golpe militar,dando origem ao regime militar”),que o derrubou do poder,em 31 de março de 1964. Os militares tomaram o poder e de lá somente saíram duas décadas depois.
Poucos dias depois da saída de Jango,Castello Brando foi indicado para Presidência da Republica pelos governadores dos estados e por outros setores que apoiaram o golpe.Ele começou a gerar os Atos Institucionais,tais são:AI – 1(iniciou-se a repressão política a sindicatos,entidades estudantis,universidades,jornais,rádios,lideranças sindicais e ligas camponesas,políticas e opositores,com o objetivo de silenciar qualquer manifestações contrária ao regime instituído),AI-2 (o governo extinguiu os partidos políticos e cria duas agremiações:ARENA e o MDB),AI – 3 (estabeleceu eleições indiretas para governadores,e prefeitos das capitais e cidades consideradas áreas de segurança nacional)AI – 4 (nova constituição,dando assim,mais poder ao executivo e diminuindo a autonomia dos governos dos estado).
Costa e Silva (“muito linha dura”) assumiu o seu mandato em 1967,e foi recebido co forte movimento de resistência civil.No seu mandato,ele decretou o AI – 5,que e o mais conhecido,por causa do fechamento do congresso e dos mandatos cassados,o fechamento a UNE,proibido o direito de greve,censura previa,pena de morte,etc.Houve o começo da luta armada,havendo vários focos de conflitos,para derrubar o regime militar.Então e criado órgãos de segurança do exercito,Doí – CODÍ e o DOPS(centralizavam as ações das secretarias estaduais de segurança e eram subordinadas ao SNI).
Vitimado por um derrame cerebral que o levaria á morte,o general Costa e Silva foi afastado do cargo e substituído por uma junta militar em agosto de 1969.Ele foi substituído por Médici,escolhido pelo Congresso Nacional.No seu mandato houve o “milagre econômico” ,que se estendeu de 1969 á 1973,conhecido como crescimento econômico com taxas relativamente baixas de inflação.Então o tenente Morais,coloca a pergunta no ar: “será que só foi coisas ruins?...Não!”- ele mesmo responde.No governo de Médici a economia do Brasil cresceu muito.Houve obras de infrestrutura ,como:  rodovia trans amazônica ,hidrelétrica de Itaipu[...]Essas medidas exerceu um modelo em que o regime militar estava melhorando.E com o panorama esportes(tipo uma copa do mundo no Brasil,torneio de futebol),em que o Brasil ganhou.
Geisel,assumiu o mandato em 1974(“não tão linha dura”).Em1979,ocorreu um movimento chamado de Diretas Já ,que exigia eleições diretas e livres para a Presidência da Republica nas eleições de 1985,mais não foi aceita.
Figeredo,assumiu o seu mandato em 1979,ele foi o ultimo presidente militar.Logo no inicio do seu governo foi aprovada a Lei da Anistia,permitindo a volta dos exílios dos políticos,mais perdoou os acusados de práticas de torturas e assassinatos de políticos. “Era o chefe da SNI”.
O regime militar,foi um tempo em que você não podia falar nada,expressar nenhuma atitude,pois seu melhor amigo poderia te “dedurar”,um amigo pior do que a morte.(SIM,eles destacaram!).
O tenente Morais acaba sua ministrarão,e abre espaço para que os alunos possam fazer perguntas sobre o tema.Em uma dessas perguntas ele disse que o seu pai tinha sido torturados em um porão de navio por algumas semanas e quando voltou não falou o por que.
A palestra terminou,eles arrumaram suas coisas e foram embora aplaudidos por 10 segundos,e a bagunça “reinou”.Em várias tentativas para acalmar os alunos absurdamente indignados por perder o intervalo,começou a briga de bolinhas de papel.Muito depois do intervalo terminar foi que os organizadores conseguiram domar os búfalos e liberar por sala.E assim acaba a palestra!

E ponto final.



 


Blá!















postagensvariadaslincoln.blogspot.com

Confere!

O Postagens Variadas voltou, de cara nova e cheio de surpresas!!! Vai la curtir.

Posted by Postagens Variadas on Domingo, 14 de junho de 2015